ITAREMA – Ceará


















O Município de Itarema, situado na região do Baixo Acaraú, litoral oeste do Estado a 190km da capital, Fortaleza, está entre os quatro municípios que receberam certificação do Programa Praia Limpa 2011/2012. Itarema é um município brasileiro do estado do Ceará, com um clima tropical quente semi-árido, com chuvas concentradas de janeiro a abril. Foi agraciada pela natureza que lhe deu belezas tentadoras, como as praias de Almofala, de Torrões, da Enseada dos Patos, do Morro, do Caboré e do Guajiru. Tudo isso aliado a enseadas, lagoas interdunares, manguezais e uma vegetação nativa, e olhe, esse lugar é de ficar de queixo caído.

 As praias de Itarema são praticamente inexploradas pelo turismo. A Praia da Barra, mais conhecida como Mulheres de Areia, é um braço de areia que avança no mar. É a mais procurada pelos visitantes, principalmente nos fins de semana. E conta com a melhor infraestrutura da região, com algumas barracas e pousadas. Porto dos Barcos também se destaca. Trata-se de uma ilhota com acesso feito pelos barcos de pescadores.

A praia é uma região preservada que serve de refúgio para embarcações e turistas que gostam de natureza sem muita intervenção do homem. Entre as belezas naturais está a pesca dos siris no mangue.

A economia local é baseada na agricultura, com a produção de Algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão. E na aquicultura, com destaque para peixe, camarão e lagosta, que são exportados em grande escala para outros continentes como o europeu e asiático, e para a América do norte.

No município de Itarema, na praia de Almofala encontra-se a única base do Projeto Tamar no Ceará criada em 1992, em uma importante área de alimentação e corredor migratório para as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Almofala é uma importante comunidade pesqueira. A população de cerca de 13 mil habitantes é formada principalmente por descendentes dos índios Tremembé, que vivem da pesca artesanal. Os currais se destacam entre as artes de pesca mais praticadas na região, seguidos das redes de espera para peixes e caçoeiras para lagostas. O Tamar trabalha junto a pescadores da região para proteger as tartarugas capturadas incidentalmente por essas pescarias.

Os principais eventos culturais são:

  • Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima (12 e 13 de outubro),
  • Aniversário do Município (5 de fevereiro),
  • Carnaval (fevereiro),
  • Festival de Quadrilhas (último final de semana de junho),
  • Torém, festa indígena da safra do Caju, outubro/novembro,
  • Festival da Cultura do Município (2ª quinzena de outubro),
  • Festa do Coco (2ª quinzena de janeiro).

 

Leave a Reply

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>